15 de fevereiro de 2012

Festa da carne


"Eles não são do mundo, como também eu não sou." João 17.16


Antes de começarmos nossa ‘conversa’, faça-me um favor. Pegue a sua Bíblia e procure nos Evangelhos alguma passagem em que Jesus tenha se enganado. Vamos lá, eu espero...




...E então? Achou? Pois é! Eu também não.
No versículo que abre essa pastoral, Jesus está conversando com Deus, em oração, e afirma que nós, os filhos de Deus, não somos deste mundo. Sendo assim é esperado que haja muita diferença entre aquilo que fazemos daquilo que o restante das pessoas (os filhos do mundo) faz.
Mas será que isso é exatamente o que tem ocorrido? Bem, estamos nos aproximando de um período em que poderemos observar isso de uma forma mais intensa: o carnaval! Vamos conhecer um pouco dessa festa:
Essa festa surgiu com a implantação da Quaresma (quarenta dias de jejum). A Quarta feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, e o carnaval seria a celebração de todos aqueles prazeres que precisariam ser deixados de lado no período da Quaresma (uma espécie de despedida saudosa desses prazeres). A palavra "carnaval" vem da expressão "carnis valles", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
Eu convido, então, os filhos de Deus para pensarem: “Será que isso é para mim?”. Não somos desse mundo, como Jesus disse, portanto não devemos participar dessa festa. Jesus nunca se engana, como dissemos, mas quando agimos como os filhos do mundo estamos indo contra o que Jesus disse. Estamos fazendo-o mentiroso.
Antes de celebrarmos a qualquer festa voltada aos prazeres da carne (e não apenas o carnaval) devemos pensar: Será que devo agir de forma a fazer de Jesus um mentiroso?
Reflita.

Rev. Luiz Henrique B. Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário